Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Tudo sobre o Ultimate

por sapitos, em 07.01.15

Novas modalidades de esportes surgem a cada tempo e, muitas das vezes, manter-se atualizado sobre suas práticas e regras pode ser uma tarefa bastante difícil. O Ultimate é uma modalidade esportiva nova e que, a cada dia, cativa mais pessoas ao redor do mundo.

A prática deste esporte torna-se muito importante, não só para manter a saúde do corpo e da mente ou exclusivamente para competições esportivas, mas também pode ser utilizada como uma arma poderosa para a própria autodefesa. Este artigo deixará muito bem informado, sobre a modalidade, todos aqueles que se consideram aptos e interessados na prática do esporte.

 

O Surgimento da modalidade

O Ultimate é uma modalidade esportiva que surgiu da famosa luta brasileira de Vale-tudo. Porém o Ultimate aperfeiçoou a luta acrescentando em sua base o uso de artes marciais. Atualmente, a junção das práticas do Vale-tudo com a inclusão das artes marciais ganhou o nome de artes marciais mistas ou “MMA”, uma sigla em inglês.

Originado nos Estados Unidos, o Ultimate possui poucas regras e fáceis de serem compreendidas. Desde 1993, quando foi lançado como uma modalidade esportiva oficial, têm sido promovidos torneios competitivos para determinar qual das artes marciais melhor se enquadra em uma situação de combate sem armas.

Hoje, o esporte promove torneios em vários países e tornou-se uma forte organização de combates desarmados denominado UFC, uma sigla em inglês que significa “Ultimate Fighting Championship”.

 

Entenda o Ultimate

O palco para o combate é um octógono com dois lutadores e um árbitro devidamente marcado com um canto de cor vermelha e outro de cor azul para atender cada lutador durante as pausas. Para se vencer uma luta, existem três formas mais comum para que se concretize.

O nocaute, considerado a forma mais gloriosa de vitória por apresentar a melhor técnica apresentada para finalizar uma luta como vencedor. Um golpe certeiro e fatal que impede que o adversário se levante para dar sequência ao combate.

E a Finalização mais comum, que ocorre quando o lutador encontra a posição perfeita para agarrar e imobilizar o adversário de forma que ocorra um estrangulamento ou cansaço na imobilização total. O adversário bate três vezes no chão para informar ao juiz a sua desistência e finalizar o combate como perdedor.

 

Principais regras e regulamentos do jogo

- A classe dos lutadores será determinada pelo peso atual que começa a partir de 56,7 quilos, sendo enquadrado na classe “mosca”, até mais de 120,2 quilos, onde participará na classe superpesado da modalidade;

- O ringue deve respeitar as medidas (altura, distanciamento do público, cercas e saídas) e ainda conter os equipamentos (uma banco para cada lutador, balde com água limpa, garrafas de água para beber) mínimos exigidos e estabelecidas pela organizadora da modalidade esportiva;

- Os combatentes devem se apresentar limpos e com boa aparência;

- O combate terá três ou cinco “rounds” de cinco minutos cada;

- O juiz e um médico são os únicos dois representantes legais que podem interromper um combate e entrar no ringue;

- Após o encerramento do combate, outros três juízes se reunirão para avaliar o combate e enumerar pontos para determinar o vencedor. São vários os aspectos técnicos a serem analisados pelos árbitros em um combate.

- Dependendo da falta e/ou contusão que possa ser gerada no adversário, o lutador poderá ser desclassificado e encerrar o combate como perdedor nocauteado.

 

Equipamentos necessários

Poucos são os equipamentos necessários para a prática do Ultimate, já que, os combatentes devem lutar sem camisa e descalços. Porém, alguns equipamentos de proteção são muito importantes e exigidos para a luta. Os combatentes não podem usar qualquer objeto para golpear. Devem estar totalmente desarmados e usar somente o corpo e a sua força para o combate.

Cada lutador deverá ter como equipamento de proteção e combate bandagens em cada mão com gazes e esparadrapo, protetor bucal, protetor genital, luvas, e short como único traje permitido.

 

Dicas para quem pretende iniciar a prática

Pratique exercícios físicos, principalmente musculação, para substituir gordura por massa muscular e ainda ganhar resistência física;

Procure uma academia que ensine a prática do esporte e tire todas as suas dúvidas, antes de ingressar na modalidade;

Problemas nas articulações pode impedir que realize a prática da luta. E também, qualquer outro problema de saúde deve ser informado para avaliar a influência que terá quando praticar esta modalidade esportiva.

Tenha sempre em mente que praticar este esporte com eficiência é necessário ser altamente disciplinado para adquirir o conhecimento de todas as técnicas ensinadas e ainda tentar aperfeiçoá-las.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:03



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Janeiro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031



Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D